quarta-feira, 28 de abril de 2010

ESTUDAR INGLÊS PRA QUE, SE NÃO SAIO DO VERBO "TO BE"?


A palavra Pedagogia tem origem na Grecia Antiga paidós (criança) e agogé (condução). Definição:Wikipédia, a enciclopédia livre.
O sistema educacional falido do nosso Brasil tem incomodado tanto nos últimos tempos que resolvi refletir sobre ele. De modo geral, não dar pra pensar em educação, sem pensar em quem segundo a definição acima "conduz" (agogé) nossas "crianças" (paídós), os pedagogos e seus métodos didáticos, além das disciplinas e conteúdos que são ensinando nas salas de aula deste país a fora. Vou parar aqui pra refletir: condução? Conduzindo pra onde? Para a falência do conhecimento? Isso seria a melhor resposta se fosse generalizar de forma perversa nosso sistema educacional.
Será que ninguém enxerga como é retrógrado ficar obrigando (muitas ás vezes de forma carrasca) nossas crianças, a aprender no ensino regular a língua inglesa que não serve pra nada... Só pra encher lingüiça e infernizar a vida de nossas crianças, porque se elas não fizerem um curso específico dessa bendita (pra não dizer maldita) língua, nunca vão aprender falar inglês... E não me diga que esse ensino é apenas noções da língua, que lhe dou mil motivos para retalhar esse pensamento:  primeiro, pra se aprender a chamar gato, cachorro quente, menino, menina, banana ou dizer seu nome em inglês, ninguém precisa ser torturado do ensino fundamental ao médio, pois até o mais baixo nível cultural do país te ensina isso ("HELLO BOY, MY NAME IS SOL... AVIÕES DO FORRÓ... BEAUTIFUL GIRL..."). Em segundo lugar, ensinaram que estamos na América do Sul.... América Latina... Vou parar pra refletir: Não seria menos idiota uma tortura tendo como ferramenta o Espanhol, já que se olharmos para um lado e para outro vamos perceber, depois de um enorme esforço, que essa é geograficamente a língua mais próxima, e quem sabe poderíamos atravessar uma das pontes fronteiras do nosso país (mesmo que fosse pra comprar muamba) e podermos tranquilamente falarmos com nossos "los hermanos"? Em terceiro lugar, porque não, desde sempre, está ensinado a linguagem dos sinais, libras, para nossas crianças? Só depois de muito sofrer com essas idéias toscas de ensinar língua estrangeira é que (espero eu) vamos colocar esse tipo de ensinamento em nossas salas de aula?
O Brasil, ou como queiram... Brazil, forma professores pedagogos, cheio de bases teóricas, e pensamentos alheios, e se orgulham numa roda de conversa citar: "segundo o teórico tal"... pensamentos alheios... O país dentro do contexto educacional deveria está preocupado em formar EDUCADORES, cientistas, pesquisadores da educação, sem medo de ousar, de expêrenciar, sem medo de errar, sem medo de ter medo.
Paro de novo pra refletir: como o país vai formar educadores em vez de professores se as instituições formadoras só dispõem de professores para essa missão? Pé de abacaxi não dar pêssego.
Isso só vai mudar quando os mestres, doutores, PHDs, ás vezes formados fora do país com dinheiro público, saírem dos seus cargos burocráticos e forem para as salas de aula, porque teoricamente eles contribuiriam de verdade para a educação, mas voltam, quando voltam, para assumirem cargos meramente administrativos, longe das salas de aulas.
Pergunto: Tem coisa mais importante para ensinar para nossos alunos do que VERBO TO BE?

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito sugestiva seu tema.Se fosse assim, teríamos uma educação com qualidade nesse país de tantos problemas educacionais.Com certeza, o futuro de nossas crianças seria bem melhor.

Anônimo disse...

EU PASSEI TODO O MEU PERIODO COLEGIAL COM PROBLEMAS COM O INGLÊS, SEMPRE ACHEI UMA BOBAGEM E JA QUASE FIQUEI REPROVADO NO ENSINO MEDIO NESSA DISCIPLINA. HOJE A ADOLESCENTES E CRIANÇAS APRENDEM MAIS INGLÊS PELA INTERNET E NOS JOGOS DE COMPUTADOR DO QUE NAS ESCOLAS, NA REALIDADE O ENSINO NO BRASIL É MUITO RUIM ATÉ O PARTICULAR, O PUBLICO NEM SE FALA, GOSTEI MUITO DA CRITICA. AGORA A UNICA COISA QUE NAO GOSTEI, ATÉ POR UMA QUESTAO PESSOAL FOI A CRITICA QUE FEZ AO BANDA AVIOES DO FORRÓ, SE REFERINDO NAO SEI SE A BANDA OU AO RITMA COMO "O MAIS BAIXO NIVEL CULTURAL DO PAIS" ACREDITO QUE NAO PRECISAVA EXPOR EESES SEUS PENSAMENTO, POIS ACREDITO QUE SEJA UMA PESSOA INTELECTUAL E SABE QUE ISSO NAO É LEGAL.
TEMOS UMA AMIGA EM COMUM NO ORKUT E FOI ELA QUE ME MANDOU SEU BLOG.
MEU NOME É ANA E SOU A TERCEIRA BAILARINA DA BANDA AVIÕES DO FORRÓ.